Problemas na coluna e como tratá-los

As dores lombares e cervicais são causas comuns e recorrentes. Sendo cada caso diferente do outro, elas podem ter diversas origens, sendo necessária uma avaliação médica. As dores mais comuns são as de músculo ligamentar, que é a dor causada por uma postura inadequada, por uma má posição de dormir, um esforço na coluna de maneira errada, entre outros fatores.

As dores ocorrem em qualquer idade, sendo os de acima de 50 anos os mais afetados. “As dores da coluna pioram devido ao processo degenerativo que começa a aparecer, no caso as artroses, que são um desgaste na cartilagem e articulações da coluna devido à idade e ao próprio disco intervertebral”, ressalta ele.

Sinais de risco

Quando for uma dor isolada que não tenha associação à irradiação nas pernas, ou provocada por alterações neurológicas como dormência, formigamento, queimação ou até perda de força muscular ou de reflexos, é sinal de que se precisa de uma avaliação para analisar o seu comprometimento e origem, para que não sejam desenvolvidos problemas futuros como hérnia de disco, estenose de canal ou até mesmo um tumor.

“O pior é quando essas dores são associadas a sinais neurológicos e não melhoram com medidas terapêuticas comuns, precisando ser melhor avaliadas” alerta o ortopedista.

O médico comenta que a grande maioria dos pacientes chegam com problemas músculo-ligamentares, devido à postura e por flacidez muscular, e então são feitas adequações com fisioterapia, exercícios de fortalecimento e alongamentos da coluna. Assim, ocorrerá uma melhora no quadro de dor, sempre procurando uma estabilização muscular da coluna.

“E não é apenas o tratamento medicamentoso para tirar da fase aguda, mas descobrir aqueles pacientes que têm lombalgia, cervicalgia, dorsalgia recorrentes e o seu porquê para que não retornem novamente”.

Em caso de dores na coluna, recomenda-se atividade física adequada para idade e biotipo da pessoa, buscando trabalhar a musculatura, a estabilidade e postura da coluna. Entre essas atividades podem ser feitas: hidroginástica para os idosos, natação para os jovens, pilates, reeducação postural global (RPG) e diversos outros, e claro, manter a boa postura.


Rolar para cima